contato@geoestavel.com.brMatriz: 55 (31) 3448-5100

Hidroenergia

Sobre Hidroenergia

energia hidráulica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água proveniente de fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d’água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica através de turbinas hidráulicas que por sua vez podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elétrico.

Devido a sua enorme quantidade de rios, no Brasil a maior parte da energia elétrica disponível é proveniente de grandes usinas hidrelétricas..

Para aproveitar ao máximo as possibilidades de fornecimento de energia de um rio, deve-se regularizar-se a sua vazão, a fim de que a usina possa funcionar continuamente com toda a potência instalada.

A vazão de água é regularizada pela construção de lagos artificiais. Uma represa, construída de material muito resistente – pedra, terra, concreto – , fecha o vale pelo qual corre o rio. A construção de represas ou barragens são feitas com paredões, que devem resistir às extraordinárias forças exercidas pelas águas que ela deve conter. Às vezes, têm que suportar ainda a pressão das paredes rochosas da montanha em que se apóiam.

Para diminuir o efeito das dilatações e contrações devidas às mudanças de temperatura, a construção é feita em diversos blocos, separados por juntas de dilatação.

Deixe seus dados que entraremos em contato!




Serviços relacionados

Matriz: Rua das Canárias 703, Bairro Santa Amélia - Belo Horizonte / MG / Brasil
Filial: Av. Jamaris 100, Cj. 604, Bairro Moema - São Paulo / SP / Brasil

Matriz: 55 (31) 3448-5100

contato@geoestavel.com.br