contato@geoestavel.com.brMatriz: 55 (31) 3448-5100 | 3492-1007

Projetos de Fechamento de Mina

Sobre Fechamento de Mina

O Fechamento de Mina pode ser definido como o momento em que a extração mineral cessa, as infraestruturas são removidas e o gerenciamento do site se reduz quase que totalmente ao monitoramento e manutenção.

O planejamento do fechamento da mina permite que a atividade minerária possa ser considerada suspensa ou finalizada de maneira adequada, possibilitando devolver a área direta e indiretamente afetada pelo empreendimento, buscando-se recuperar ou reestabelecer as condições ambientais primitivas, além de manter as condições socioeconômicas locais.

No Brasil as questões relacionadas ao fechamento de mina são ainda recentes, tendo maior repercussão a partir da criação das Normas Reguladoras da Mineração (NRM) do DNPM (2001) e, também, no caso de Minas Gerais, com a deliberação normativa COPAM 127 (2008).

Nas próximas décadas uma série de minas terão suas atividades encerradas. A forma como estes fechamentos serão planejados e gerenciados se configurará como balizador para o setor mineral. Isso poderá influenciar tanto os custos relacionados à etapa do fechamento quanto os benefícios gerados para a sociedade, provavelmente, desencadeando novas estruturas de governança para o setor (IBRAM 2013).

As boas práticas internacionais sugerem que o fechamento do empreendimento deve ser planejado desde o início das atividades de mineração e deve ser atualizado na medida em a mina avança com as operações e os planos de lavra e infraestrutura são alterados.

Um plano de fechamento adequado deve ser elaborado por equipe técnica multidisciplinar, pois envolve aspectos de temas distintos como estabilidade física, estabilidade química, recuperação de área degradadas, monitoramento ambiental, impactos sociais, impactos na economia local, etc.

A Geoestável detém equipe técnica capacitada e experiente atuando no desenvolvimento de estudos e projetos de fechamento de mina dos mais variados tipos (pilhas de estéril, cavas, barragens, reservatórios, sistemas de cobertura, avaliação de potencial de drenagem ácida, descomissionamento de infraestruturas, planos de fechamento, etc).

Deixe seus dados que entraremos em contato!




Matriz: Rua das Canárias 703, Bairro Santa Amélia - Belo Horizonte / MG / Brasil
Filial: Av. Jamaris 100, Cj. 604, Bairro Moema - São Paulo / SP / Brasil

Matriz: 55 (31) 3448-5100 | 3492-1007

contato@geoestavel.com.br