As Cavas Subterrâneas e a Céu Aberto são técnicas muito utilizadas no processo de mineração. A metodologia a ser utilizada para o processo de extração deve considerar aspectos tecnológicos, geológicos, sociais, econômicos e ambientais.
A mineração através do processo de cavas a céu aberto é muito utilizada quando há depósitos de rochas ou minerais em menor profundidade em relação à superfície. As cavas a céu aberto são exploradas até a relação minério/estéril tornar-se inviável economicamente, ou até o esgotamento do recurso mineral.
Quando os minerais encontram-se em níveis muito abaixo da superfície, onde há grande camada de terreno de cobertura, ou quando ocorrem por meio de veios nas rochas, usa-se a metodologia de cavas subterrâneas.
A Geoestável detém equipe técnica capacitada e com experiência na elaboração de projetos de cava a céu aberto, desenvolvendo trabalhos de avaliação de estabilidade com abordagem determinística e probabilística, elaboração de modelos geológico-geomecânico, geológico-geotécnico, hidrogeológico e modelo geomecânico 3D, definição de cenários de ruptura por meio de análises cinemáticas e proposição de novas geometrias. Os trabalhos são sempre conduzidos segundo as melhores práticas de projetos em taludes de mina a céu aberto.