Resíduos sólidos resultam das atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola e de varrição, inclusive os lodos provenientes de estações de sistemas de tratamento de água e aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição.
Quanto à periculosidade este resíduos são classificados como Classe I (perigosos), Classe II (não-inertes) e Classe III (inertes). Ainda pode-se classificar os resíduos quanto a composição química em orgânicos e inorgânicos.
O gerenciamento integrado dos resíduos sólidos envolve a sua coleta, tratamento e destinação final.
Aterros de resíduos sólidos (ARS) são obras de engenharia projetadas para ser a destinação final de resíduos no solo, de acordo com critérios técnicos normatizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Não devem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, e devem minimizar os impactos ambientais, e confinar resíduos na menor área e volume possíveis.
A Geoestável detém equipe técnica multidisciplinar capacitada para o desenvolvimento de projetos de aterro de resíduos sólidos e, em particular, de aterros sanitários e industriais.