Em qualquer projeto de Engenharia que envolva a realização de obras e construção de estruturas que atendam a um determinado fim, deve ser prevista a elaboração de um plano de monitoramento que contenha todas as ações necessárias para garantir as condições de segurança e operacionalidade previstas no projeto. O monitoramento objetiva acompanhar o desempenho da estrutura, de maneira a minimizar ou não causar prejuízos sociais, ambientais e financeiros numa eventual ocorrência de anomalia de funcionamento.
Este plano de monitoramento deve prever todas as possíveis consequências de anomalias/falhas nas estruturas, e detalhar as ações a serem tomadas, em cada um dos cenários previstos. Dentro deste plano, podem ser citadas as inspeções visuais regulares, nas quais, por meio do registro físico e fotográfico e do diagnóstico das patologias identificadas, são tomadas as ações adequadas ao problema encontrado, de forma a soluciona-lo em tempo julgado condizente com a gravidade da situação, para que as consequências de um possível colapso da estrutura seja evitado.
De grande importância para auxiliar neste monitoramento, devem ser previstos, sempre que possível, a instalação de instrumentos, em locais considerados críticos da estrutura. Estes dispositivos geram informações que, confrontadas com os limites máximos admitidos no projeto, informam a condição da estrutura, permitindo, na maioria dos casos, que ações sejam tomadas, antes de um colapso.
Dentre os instrumentos mais utilizados na Engenharia Geotécnica, podem ser citados:
A elaboração de Cartas de Risco para as estruturas permite inferir, de maneira rápida, a condição de segurança da estrutura.
Além das informações do projeto executivo, é de fundamental importância, também, a elaboração de documentos “as built”, ou “as is” atualizados, que detalhem tudo o que foi feito de forma diferente da prevista no projeto executivo.
Realizar inspeções visuais, detalhando em planilha de monitoramento impressa, todos os problemas e situações anormais observados, registrando em fotografias, sempre que possível.
A Geoestável tem equipe multidisciplinar e capacitada para desenvolver programas de monitoramento e instrumentação adequados às estruturas para empreendimentos industriais e minerários, bem como ferrovias e estradas.