O PSB é um instrumento da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), cujo objetivo principal é auxiliar o empreendedor na garantia de padrões de segurança da barragem reduzindo os riscos de acidentes e suas consequências, incluindo, quando aplicável, o Plano de Ação de Emergência (PAE). O plano também auxilia as entidades fiscalizadoras de segurança de barragem na verificação do cumprimento das normas concernentes ao tema.
O PSB deve conter dados técnicos da barragem, de construção, operação, manutenção e panorama do estado atual da segurança por meio das inspeções realizadas, devendo, principalmente, servir como uma ferramenta de planejamento de gestão da segurança da barragem.
Sua implantação é obrigatória para empreendimentos com as características estabelecidas pela Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010, e aplica-se a barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, à disposição final ou temporária de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais.
Cabe aos órgãos ou entidades fiscalizadoras estabelecer a periodicidade de atualização, a qualificação do responsável técnico, o conteúdo mínimo e o nível de detalhamento do PSB para cada caso.
No território brasileiro, os órgãos responsáveis por regulamentar a aplicação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), e os respectivos documentos legais que tratam do assunto, são os seguintes:
Em atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), a Geoestável Consultoria e Projetos possui corpo técnico com qualificação e experiência para a elaborar o Plano de Segurança de Barragem (PSB), para todos os tipos de empreendimento, tendo atuado com foco em barragens de mineração.
Dentre os objetivos esperados para os trabalhos desenvolvidos pela Geoestável, os seguintes podem ser destacados:
Ainda em relação ao atendimento às diretrizes da PNSB, a Geoestável também atua em requisitos específicos do PSB, com destaque para: